Tirar a carteira de motorista é um daqueles momentos que marcam a nossa vida, como o primeiro emprego, passar no vestibular, o dia do casamento e vários outros. É um grande passo para a independência e crescimento.
Para você que já está com a CNH nas mãos, dirigir passa a ser uma tarefa fácil depois de um tempo de treinamento. No começo parece difícil controlar tudo ao mesmo tempo, como por exemplo, trocar a marcha, abrir os vidros, pisar nos pedais certos, prestar atenção no trânsito e ouvir música. Mas, com o passar do tempo todas estas ações tornam-se naturais e automáticas.
Mas, para que os motoristas novatos possam dirigir tranquilos separamos algumas dicas preciosas. Vamos conferir?
Manter o equilíbrio e o controle da situação são atitudes fundamentais para manter uma boa direção. Respire fundo e preste atenção no trânsito a sua volta. Dirija devagar respeitando a velocidade da via. Lembre-se de tudo que você aprendeu na auto-escola. Se você conseguiu a habilitação é porque sabe dirigir.
Quando você conhece o carro, muitos mitos e medos são vencidos. Com o carro totalmente parado e com freio de mão puxado, sente-se no banco do motorista e faça a regulagem de banco e todos os espelhos. Com o carro desligado, coloque o cinto de segurança e tente ensaiar como se você estivesse dirigindo, como, por exemplo, passar marcha da primeira até a quinta. Use a seta, o freio, a embreagem e o acelerador, e simule parar no sinal. Faça também reduções de marcha, da quinta para a quarta e vá sentindo como seria. Conhecer o próprio veículo te ajudará a ter mais segurança no trânsito.
A conquista da carteira de habilitação é somente o primeiro passo para o controle e domínio da direção do veículo. A prática e o treino constante farão de você um bom motorista. A cautela ao dirigir, a atenção, o discernimento e a fluidez de movimentos são características imprescindíveis para te dar segurança no trânsito.
O tempo e dedicação são dois grandes aliados para atingir os resultados esperados. Seja paciente com você e supere um dia de cada vez.
Se puder, faça a opção por horários mais calmos quando for pegar o volante. Se você ainda não tem a confiança necessária para dirigir um carro, certamente os horários de pico não serão bons momentos para praticar. Fuja dos períodos do dia em que há muitos carros na rua. Geralmente, as primeiras horas da manhã e as últimas da tarde. O caos e a movimentação intensa poderão deixá-lo ainda mais tenso e nervoso.
Além disso, evite grandes avenidas, onde o fluxo de veículos é maior. Em vez disso, trafegue por ruas e vias pouco movimentadas. Procure trafegar no seu bairro, onde há pouco trânsito de veículos.
A faixa da esquerda deve ser usada apenas para ultrapassagens, por isso, no começo é indicada a permanência na faixa da direita. Quando você pegar o jeito, a ultrapassagem será algo natural. Mas, utilize esta técnica somente quando tiver segurança para fazê-la.
Depois de treinar bastante em lugares calmos, é hora de encarar o desafio e dirigir em um trânsito pesado. É normal sentir certa insegurança, mas depois que passar por isso, irá perceber que dirigir não é tão complicado quanto parecia.