Quanto maior for o seu veículo, maior será o tamanho da sua responsabilidade no trânsito. A regra é simples: veículos maiores precisam respeitar e estar atentos aos menores.
Os equipamentos de segurança são fundamentais. Então, se você estiver de bicicleta, não se esqueça de usar o capacete e as luzes refletivas. Se for pilotar uma moto, o capacete é obrigatório, além da roupa adequada para o motociclista. E, se estiver de carro, não esqueça de colocar o cinto de segurança. Além disso, os passageiros do banco de trás também devem colocá-lo.
Caso você seja desafiado no trânsito, ou receba qualquer tipo de provocação, apenas ignore. Lembre-se de que gentileza gera gentileza. Portanto, mesmo que o outro condutor não seja gentil, retribuir com grosserias no trânsito não fará com que ele mude de postura.
Independentemente do veículo, é fundamental mantê-lo sempre revisado. Procure ter certeza de que seu veículo está sempre em boas condições para circular pelas vias.
Se você ingerir bebida alcoólica, não assuma a direção do veículo. Um dos principais efeitos do álcool em sua corrente sanguínea é a diminuição de reflexos, o que prejudica muito a condução. Assim, além do risco de causar graves acidentes, as penalidades podem ser pesadas.
Use a sinalização de maneira correta. Por exemplo, o uso da seta faz com que os outros condutores entendam suas ações, de modo a evitar qualquer atitude que possa causar um acidente. Além disso, é indispensável que você também preste atenção aos sinais dados pelos demais motoristas.
Independentemente da hora e do lugar em que você estiver dirigindo, respeite a sinalização de trânsito. Observe as placas, obedeça à sinalização semafórica e todas as demais indicações. Essa é uma atitude simples que faz toda a diferença.
Como estão os faróis do seu carro? Preste atenção, pois usar o farol muito alto pode atrapalhar a visão dos outros motoristas, dificultando sua condução.
Conforme comentei anteriormente, os veículos maiores precisam prestar atenção aos menores. Com isso, é preciso que os motoristas de veículos automotores mantenham distância mínima de 1,5m dos ciclistas, de modo a prezar por sua segurança.
Reservei a última dica desta seção exclusivamente para os ciclistas. Procure pedalar sempre em ciclovias ou ciclofaixas e, na falta delas, posicione-se na beira das pistas de rolamento e siga sempre o sentido de circulação. Evite pedalar na contramão do trânsito.
Por sinal, nunca ande na contramão, independentemente do meio de transporte que você estiver conduzindo.
Como é possível perceber, as 10 dicas de trânsito acima podem ser colocadas em prática com facilidade em seu dia a dia no trânsito.
Certamente, essas atitudes simples fazem muita diferença, pois contribuem para diminuir o número de acidentes no trânsito.